CHRISTOPHER BONELLA

Guitarrista, cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor

Christopher Bonella traz uma proposta diferenciada no gênero POP ROCK. Suas músicas têm como destaque melodias/riffs de guitarra marcantes e composições/poesias elaboradas, que tornam o conjunto singular, original e com identidade de destaque.

Guitarrista há mais de duas décadas, Christopher é também cantor, compositor, multi-instrumentista e engenheiro de gravação – em especial de guitarras e contrabaixos. Além da guitarra, seu principal instrumento, toca profissionalmente, violão, contrabaixo elétrico, bateria e piano.

Christopher já atuou em diversas vertentes do universo musical: apresentou-se em bares da capital paulista, participou de bandas covers, abriu uma produtora musical e conquistou fama nacional como guitarrista do grupo Alto Retrato que, nos anos 90, teve grande expressão em muitas capitais do Brasil, por onde viajou apresentando shows.

Atualmente, vive um novo e promissor momento: inicia a carreira solo, lançando single da música Dois Olhares, com vídeo clipe estrelado pela atriz Bianca Rinaldi. O vídeo clipe é apenas uma das novidades da carreira solo. Em 2018 o artista lançará outros seis singles, com muitas surpresas.

A trajetória

Nascido em São Paulo, Christopher Bonella é apaixonado por música desde criança. Muito influenciado por seu tio, que sempre lhe forneceu discos de artistas como Genesis, Alan Parsons, Phil Collins, Eric Clapton, Dire Straits e Peter Frampton, estudou violão clássico, mas encontrou sua verdadeira paixão nas guitarras, onde desenvolveu seus estudos de forma autodidática. Ainda na adolescência despertou interesse por aprender a tocar outros instrumentos: piano, teclado, baixo e bateria.

Aos quatorze anos começou a se apresentar nos bares do Bexiga, tradicional bairro do centro de São Paulo. Chegou a ter cinco bandas de uma só vez, algumas covers e outras autorais. Muitas vezes saia da noite paulistana, direto para a escola.

A participação em diversos grupos musicais na adolescência permitiu a Christopher integrar a Banda Alto Retrato, pela gravadora Copacabana posteriormente incorporada pela Sony Music. Produzida por Luiz Carlos Maluly a banda fez sucesso em várias capitais brasileiras e participou de programas referências da televisão, na época.

​A afinidade com os instrumentos, no entanto, sempre foi além dos palcos. Após o fim da banda Alto Retrato, em meados dos anos 90, Christopher fundou uma produtora de áudio informatizada – numa época em que pouco se falava em tecnologia – e começou a produzir jingles e spots corporativos, trilhas sonoras para peças de teatro como “Quixote”, produção do renomado Isser Korik e “Delicadas e Perversas”, dirigida por Nilza Resende.

​Com grande sucesso em várias áreas de sua vida Christopher afirma que a música é que lhe proporcionou chegar a todos esses lugares. Mesmo estando à frente de muitos empreendimentos, concentrou-se em seu estúdio, em suas próprias composições e trabalhos de engenharia de guitarra para outros profissionais.

Vídeo Clipe: Dois Olhares – participação especial de Bianca Rinaldi

Com uma proposta diferenciada, devido sua influência musical, o artista lançou o single DOIS OLHARES.

Profissional completo, além da composição e do arranjo, Christopher participou de toda a produção do vídeo clipe. A direção foi do diretor Bruno Martins.

Christopher atribui parte do sucesso a participação Bianca Rinaldi no clipe que levou 14 horas de filmagem.

​A poesia de DOIS OLHARES fala de um casal apaixonado que viu a história de amor chegar ao final, entretanto, relata um visceral e verdadeiro amor. O arranjo e gravação são dignos de comparação a qualidade das excelentes produções do Pop Rock internacional, com a presença marcante dos riffs e acordes da guitarra. Para muitos radialistas, onde a música já está sendo executada, ela tem o perfil das famosas trilhas sonoras de novelas. As composições de Christopher retratam o cotidiano de sentimentos ou situações que as pessoas já viveram, viverão ou conhece alguém que já viveu ou viverá.

Assista o vídeo clipe no Canal Oficial: www.youtube.com/christopherbonella

Influências Musicais

Entre suas influências musicais estão Phil Collins, Christopher Cross, Eric Clapton, Dire Straits, Peter Frampton, Tears for Fears, entre outras. Mesmo parte de sua influência sendo estrangeira, Christopher tem profunda admiração por muitos compositores brasileiros como Herbert Viana, Dudu Falcão, Renato Russo, Lulu Santos, Michael Sulivan, Pepeu Gomes, entre outros.

Para Christopher o compositor é a peça mais importante e está no topo da pirâmide quando o assunto é música. Para as próximas gravações, o artista já tem mais de 60 canções prontas, suas e com parceiros: Caio Ricci, Gian Gerbelli, Zé Henrique Costa.

Engenheiro de gravação de guitarras e designer de instrumentos

Christopher morou alguns anos nos Estados Unidos. Nessa época trabalhou com engenheiros de áudio e tornou-se especialista na engenharia de gravação, sobretudo na gravação de seu principal instrumento, a guitarra.

​Seus trabalhos foram produzidos com os critérios mais elevados no que se referem a estúdios, equipamentos e, inclusive com engenheiros de renome, ganhadores de Grammy e profissionais com competente trajetória entre grandes nomes da música brasileira.

​Todo conhecimento e experiência de Christopher levou-o a ser endossado por renomadas empresas entre os guitarristas, como: Fractal Audio Systems e Matrix Amplification.

Enquanto estava lá Christopher iniciou um projeto para desenvolvimento de guitarra exclusiva, voltado para o mercado de guitarras de boutiques, sendo este o setor o mais cobiçado por guitarristas profissionais e colecionadores.

No Brasil buscou parceria com Ivan Freitas, considerado um dos maiores luthieres do mundo. Criaram a Violet Guitars. Sua criação já está sendo comercializada na Europa, Ásia, e América do Norte.

​Destaca-se esta ação por levar a arte brasileira na construção de instrumentos para um seleto e importante patamar das guitarras de boutique no mundo.

Acompanhe as redes sociais:

Site: www.christopherbonella.com
Facebook: ChristopherBonellaOficial
Instagram: @christopherbonella